I V A Inclusão que Vem das Águas
O IVA Park é uma resposta econômica e social imediata às necessidades do país como crise econômica, desemprego crescente, insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
Iniciativa apoiada pela FAO Brasil e
Organização das Nações Unidas
Dignidade através do emprego
Todos os nossos projetos estão pautados em alguns desses objetivos. Entendemos que a melhor forma de diminuir a violência e melhorar a qualidade de vida em uma sociedade é pela educação e pela geração de emprego, que gera dignidade, que gera cidadania!
Responsabilidade global
O projeto tem o intuito de gerar emprego e renda baseando – se nos pilares da sustentabilidade econômica, social e ambiental, em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS da Organização das Nações Unidas- ONU.
Revolução do agronegócio
Os IVAParks funcionam sem desperdício água, sem agressão à natureza e com produção alimentícia em larga escala!
O primeiro IVAPark do Brasil é em Itaboraí
O Primeiro IVAPark está localizado no município de Itaboraí, em um território extenso, demarcado geograficamente como uma área urbana – com características rurais. É prevista a instalação de 150 Unidades Produtoras de Aquicultura Familiar – UPAFs, sendo estas destinadas para a criação de peixes – Tilápia. O IVAPark busca promover a inclusão social por meio da qualificação profissional, mediante o ensino da aquicultura e de outras modalidades técnicas de cultivo.
FINANCIAMENTO E EXECUÇÃO
O Projeto IVA, bem como todas as atividades do Instituto Cooperar Brasil e seus equivalentes mundiais são financiados pela WOSI&T – World, Organization for Inclusion and Social Transformation.
Esta fundação internacional, com sede em Genebra, Suíça, arrecada fundos para financiar programas sociais e econômicos que gerem inclusão e transformação social, no mundo, promovendo o acesso aos Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão, reconhecidos internacionalmente.
A Instituição tem como Presidente Fundador do Conselho, Prof. Helvio Costa – Brasil e Diretores: Alain Freymond – Suiça, Fernand Garcia – Suiça e Pierre Alexandre – França.
A gestão e execução dos projetos mundiais são de responsabilidade do COOPERAR do pais, onde é implementado o projeto.
Origem e Objetivos do IVA
Apresentado com Tese de Doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade pelo Professor Helvio Costa – Brasil, para obtenção do Grau de Doutor na Universidade de Évora em Parceria com a Utad, Universidade Traz os Montes e Alto Douro em Portugal, o projeto busca entender os motivos pelos quais a aquicultura e pesca foram esquecidas, sendo as mais sustentáveis de todas as atividades agropecuárias.
A proposta de um modelo que integra todos os elementos da cadeia produtiva aquícola pesqueira, revelou claramente os motivos que promoveram esse esquecimento da atividade, mantendo-a como de subsistência pobre e instável.
Uma vez proposto e testado tal modelo de integração da atividade como um todo, ser o mesmo apresentado como alternativa de combate à pobreza e o crescimento econômico em todo mundo e ser implementado decisivamente pelos Governos Nacionais, em parceria com a FAO-ONU, nasceu a solução: IVA – INCLUSÃO QUE VEM DAS ÁGUAS!
Prof. Helvio Costa em Portugal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, buscando parcerias para desenvolvimento da aquicultura e pesca no Brasil, intercambio de pesquisadores e financiamento de laboratório de aquicultura, pesca e oceanos a ser construído em Itaboraí RJ.
PERMEABILIDADE E INTER-RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
O projeto apresenta capacidade de relacionamento com as diversas secretarias e ou ministérios dos governos, além de comunicação direta pelas suas ações com as diversas áreas da sociedade civil, gerando engajamento regional em torno de seus objetivos.
INTER-RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
Além da possibilidade de alfabetização de jovens e adultos, diagnosticados pelo PLAPESC, o projeto pretende sugerir a inclusão no currículo básico ou médio, as disciplinas de aquicultura, pesca e sustentabilidade. E, nessas unidades educacionais, poderão ser instaladas UPAFs e os produtos resultantes delas serão consumidos nas próprias unidades educacionais.
INTER-RELAÇÃO COM A SOCIOEDUCAÇÃO
Dentro do conceito do Projeto Jovens que Sonham, programa gerido pelo Instituto Cooperar, está prevista a ministração de cursos de técnicas aquicultura, pesca e processamento de pescado para os jovens recolhidos nos sistemas socioeducacionais. Os mesmos cursos serão oferecidos aos pais ou responsáveis dos jovens recolhidos ou assistidos. Nas unidades de internação, em regime fechado, serão instalados tanques para criação integrada, para atendimento do consumo da própria unidade.
Inter-relação com a Segurança Pública
Dentro do conceito do Projeto Regresso, programa gerido pelo Instituto Cooperar, serão oferecidos cursos de técnicas aquícolas e pesca, dentro das instalações prisionais. Nessas unidades, serão instalados tanques visando a qualificação do apenado, além da redução do custo com alimentação. As unidades prisionais serão responsáveis pela produção de parte das formas jovens: Alevino, Imago, e Pós-larva.
Política de Relação com a Comunidade
No conceito do Projeto O Estado Somos Nós, programa gerido pelo Instituto Cooperar, objetivamos um grande movimento a partir da percepção constitucional, de que o poder emana do povo. E que, por menores que sejam suas posses, todo individuo é capaz de ser solidário e participativo e, assim, contribuir ativamente para o processo de melhoria de sua comunidade, desenvolvendo um pensamento crítico e eficaz, contribuindo positivamente para o crescimento do país.
Aderência do projeto a padrões internacionais.
O projeto está plenamente alinhado à ONU e suas agências, ao entender que a aquicultura e pesca são os melhores caminhos para geração de emprego, produção de proteínas e equilíbrio ecológico. O projeto vai além DA PERSPECTIVA NUTRICIONAL, IMPACTANDO POSITIVAMENTE os ASPECTOS ECOLÓGICOS e a GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
Inclua-se nessa!
Faça parte desse projeto e seja um agente de inclusão e transformação social!
- Ecologicamente sustentável
- Economicamente viável
- Socialmente relevante
- Financeiramente rentável
- Empresarialmente inovador
- Avenida 22 de Maio, nº 5.300, 3º piso, Centro, Itaboraí - Rio de Janeiro – Brasil - CEP 24.800-065
- + 55 21 97021-7577
- contato@cooperarbrasil.org
- Copyright2020 - Cooperar Brasil